Remoção de posts sobre o “guru”

Update: Esqueçam. Mensagens continuam sendo deletadas e gente continua sendo banida sem aviso e sem justificativa da flex-brasil. Além disso, alguém próximo (ou o próprio, o que é mais provável) Igor veio fazer gracinhas com relação a este post – veja os comentários no post imediatamente posterior a este. Achei que tinha parado, mas não. Igor não merece mais nenhum pingo de dó.

Talvez ele queira mesmo é ficar em voga, seguindo a velha máxima do “falem mal, mas falem de mim”. Então aí está Igor, faça por merecer.


Muitos vão pensar que esta decisão se deve a fatores externos, mas garanto e afirmo que não. Trata-se de uma decisão exclusivamente pessoal, sem qualquer influência externa.

O “causo” é o seguinte: resolvi remover (na verdade “ocultar” – sim, este é o antônimo de “publicar”) os posts sobre os problemas causados pelo Igor antes que o Google indexe (sem dó) ambos. Estou removendo tanto o post da questão da direção controversa e temerária da flex-brasil quanto aquele sobre hospedagem flex de meia tigela (ocorrida em 2005) – cujo post “ressuscitei” esta semana diante dos acontecimentos absurdos.

Não é minha intenção prorrogar esta discussão, tampouco marcar negativamente o nome de alguém em buscadores, por mais recorrentes e infantis que sejam os erros deste alguém na nossa comunidade (pequena como uma cidade de interior, diga-se). Ainda não tenho certeza se é certo fazer isso, mas a minha consciência me manda fazer isso neste momento, e não estou a fim de revisitá-la tão cedo, não com relação a este assunto.

A preocupação com a questão da indexação não é vã: o CFGIGOLO tem um ótimo índice para um blog no Google PageRank (7), e é comum alguns termos serem permantemente referenciados a este blog. Isso inclui o nome de algumas pessoas. Não quero torná-lo uma referência negativa (e isso já ocorreu, inclusive com o próprio Igor no passado), especialmente de pessoas da nossa comunidade (por mais teimosas, injustas e indesejáveis que estas sejam).

Quem quiser me perguntar sobre estes eventos vai poder ler os posts, porém o fará de forma privativa. Minhas opiniões sobre o ocorrido e sobre a pessoa não mudaram. O que mudou é a forma de tornar estas coisas públicas, para o bem sabe-se lá do quê (minha consciência?). Talvez pela mesma razão que seja importante apontar erros e atitudes estúpidas quando elas ocorrem, seja importante deixá-las para lá depois de algum tempo, especialmente em casos onde erros passados não fizeram a menor importância (vide a repetição de atitudes). Eu pessoalmente fiquei apenas chateado com o ocorrido, mas pára por aí. Não teve influência na minha carreira, na minha profissão, na empresa onde trabalho, em suma: na minha vida. Infelizmente não tenho tanta certeza disso com relação ao Igor, de forma que não quero contribuir de forma negativa. Tudo o que precisava ser dito e todos os que precisavam saber/ler sobre o ocorrido já souberam/leram. Não há muito a adicionar. A não ser, claro, que voltemos a ver abusos, falta de respeito e de ética demonstradas de forma pública e direcionada a pessoas próximas a nós. Neste caso o ciclo de crítica-esquecimento naturalmente se reiniciará (seja num blog, seja na lista, whatever). Até lá (se ocorrer), o que sobra (e é importante) é a opinião e impressão de cada um. Os textos podem ficar escondidos.

Conheci o Igor pessoalmente numa reunião do AUG-SP ano passado e devo confessar que tive uma ótima impressão dele “ao vivo” (apesar de termos conversado muito pouco). Pena que esta impressão tenha sido totalmente desfeita face aos últimos acontecimentos (e a recorrência de atitudes tão arrogantes e soberbas). É como se o Igor fosse uma pessoa “ao vivo” e outra totalmente diferente na Internet (já ouvi isso de outras pessoas inclusive).

Eu tenho fama de chato por dizer algumas verdades sem rodeios, na cara. Para alguns isso é uma virtude, para outros um defeito. Independente do caso, acho que o CFGIGOLO não ganha (nem perde) removendo estes dois posts (que ficarão disponíveis na base de dados, mas longe de indexadores), em se tratando do longo prazo. Vai fazer alguma real diferença para você no futuro caro leitor? Provavelmente não. Os dois posts são válidos para o momento atual, mas deixarão de ser (ao meu ver) daqui há uns meses, e a questão da indexação realmente me preocupa. Chame-me de amarelão, de bom cristão, do que quiser, mas antes que me chamem de condescendente aviso: não se trata de uma “segunda chance”, ou qualquer bobeira desse gênero. Não sou chefe, não sou amigo, nem nada do Igor, por isso não tenho que dar “chances” a ele. Eu simplesmente encostei a cabeça no travesseiro, levantei e tive vontade de remover os posts, ponto final. Assim como eu já tinha feito em 2005 com o post da hospedagem, faço novamente agora com o post da lista (e de quebra o da hospedagem de novo).

Simples assim. O Terracini provavelmente vai me sacanear amanhã, mas não tem problema. Eu fiz o que queria. 😉

Como última palavra sobre o assunto, deixo o link para uma mensagem postada por um participante da própria flex-brasil sobre o ocorrido. Para mim basta, não poderia ter resumido melhor.


2 Comments on “Remoção de posts sobre o “guru””

  1. Anonimo disse:

    Eu sabia. Dentro desta mente sagaz e crítica (inteligentíssimas alias) mora um coração enorme e capaz de perdoar mesmo os mais mesquinhos. Parabéns pelo belo exemplo Alex. Morda, mas não se esqueça de assoprar quando o assunto não for de real importância, quando não provocar mudanças, exatamente como você faz. Gostei mesmo. Abraços!

  2. Jan disse:

    Alex to morrendo de rir com o lance do comentário… o espertinho se f… literalmente! Nossa cara eu sou seu fã! Abraços!