Adobe ameaça processar Microsoft por truste

Lembram-se de que o CEO da Adobe disse sobre a Microsoft ser o grande inimigo da nova Adobe (após a aquisição da MM)? Pois bem, parece que a guerra começou…

Uma disputa em torno do método como a suíte Office vai usar a tecnologia que cria arquivos PDF pode levar Microsoft e Adobe a uma disputa judicial.

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/062006/05062006-0.shl

Já tinha visto em outros locais, mas em português é a primeira notícia. Eu acho que a tecnologia PDF já é aberta o suficiente para figurar em acordos e outros enroscos judiciais entre a Adobe e qualquer outra empresa. Até onde estou sabendo sobre o caso, a Adobe não tem razão de reclamar (imho). Se assim fosse, deveria fazer o mesmo com os inúmeros outros programas que incluem geração e leitura de PDF de forma gratuíta e embutida. A começar com o concorrente mais direto do MS Office: o OpenOffice. A impressão que se tem é que só importa à Adobe (por poder afetar os seus produtos da linha Acrobat) quando se ganha escala (caso da suíte Office). O resto é muito pequeno para se preocupar. Não deveria ser assim. Vale para um, vale para todos. E lembrando: eu acho que a Adobe não tem direitos que julga ter sobre o padrão PDF.


5 Comments on “Adobe ameaça processar Microsoft por truste”

  1. E a Microsoft respondeu, ao remover o recurso de criação de PDF diretamente do Office 2007: http://info.abril.com.br/aberto/infonews/062006/05062006-17.shl

  2. Rodrigo disse:

    É, e se a MS decidise tirar o FlashPlayer ou acrobat de todos os seus sistemas operacionais só para evitar ilitígios unilaterais da adobe?
    Ahhh o pau ia descer, fico com uma gargalhada óbvia.

    Nos dos outros é refresco mesmo. Q bosta adobe.Tá agindo feito menino bobo.

  3. Mais um capítulo dessa história toda: http://www.microsoft-watch.com/article2/0,2180,1971047,00.asp

    A Microsoft ofereceu para incluir o Acrobat Reader e o Flash Player no Windows Vista, se ela puder também incluir o comando “Salvar como PDF” no pacote Office.

  4. Rodrigo disse:

    Pois é como eu disse

    eu ia até colocar o link fábio, mas tu já leu hehe, é eu falei que a atitude da Adobe ia dá em merda. Viu ai como a MS reagiu a atitude da Adobe, bem feito.

  5. Rodrigo disse:

    Como eu já devia desconfiar, a Adobe abre o berro e desmente tudo

    http://www.cio.com/blog_view.html?CID=22058

    né lasca mermo, até que fim tomou uma posicao final quanto ao assunto. Ou simplesmente botou o rabinho nas pernas e disse, “É nós erramos em abrir o pdf”.