Mystic = conectividade Flex para ColdFusion (e vice-versa)

Junto do anúncio da versão beta 2.0 do Flex, a Macromedia anunciou a primeira versão beta do Mystic, uma atualização/updater para ColdFusion que permite integrá-lo de forma bastante simples (e completa) com o Flex 2.0. De maneira contrária, também tornar possível o Flex consumir recursos do CF de forma transparente e descomplicada (por exemplo criando CFCs com acesso à banco de dados via CFQUERY/CFPOP/etc). Confira:

ColdFusion/Flex Connectivity

Haviam rumores de que o produto cujo codinome era “Mystic” pudesse ser o nome da nova versão do ColdFusion (anteriormente chamada de Scorpio), provavelmente ColdFusion 8 ou 7.5 (ninguém sabe). Porém alguns engenheiros da Adobe estão chamado o Mystic de uma “atualização”, o que dá sentido às declarações “misteriosas” de Damon Cooper e pode ser comprovado pelas informações contidas no release-notes. Vamos esperar para ver. Eu arrisco: uma atualização (7.5) gratuíta (ou paga…) para o CF7 antes da versão 8.0 (quem sabe esta sim, incorporando dois produtos da antiga Macromedia (Flex e CF) num único produto da “nova” Adobe… seria o tal “RIA Server”, aquela minha teoria da conspiração? “Convergência” continua na moda? Não sei… este é apenas um chute dos bons (não faço a menor idéia). Se tiver algum palpite melhor, comente.

Resta comentar que a Adobe está adotando um modelo mais aberto de software beta, o que é excelente (eu já havia comentado diversas vezes), e pode ser compravado com estes dois últimos “lançamentos”, porém isso tem um preço. Para entender quais são as novidades, você tem à disposição quase nada de documentação e dois sample applications. Mas para bom entendedor (e curioso), basta.