ColdFusion DevNet Edition – Not for Production Use

Ok, esta vai fazer a alegria de quem usa CFMX piratão, mas a dica é válida para se ver livre da chateação da meta-tag DevNet, tag que atrapalha muito quem desenvolve usando esta versão pois torna qualquer qualquer output não-HTML inválido (ex: Webservices e XML em geral). Eu conheço várias empresas sérias aqui no Brasil que compraram o pacote DevNet por ele ser mais econômico – e destinado justamente a empresas de desenvolvimento – mas se vêem impedidas de usar recursos do CF por conta desta inserção automática da tag (recurso sem sentido e alvo de críticas em vários lugares). Lá fora o volume de problemas (e críticas) é bem maior, inclusive dentre figurinhas carimbadas como Steven Erat. E foi justamente no blog do Steven Erat que surgiu a informação de um workaround para este problema. A Macromedia/Adobe vinha repeditamente negando colocar em prática uma solução mais adequada para isso, talvez agora seja forçada a fazê-lo.

Para a versão CFMX 6.1 já existia um workaround proposto por Steven Erat, mas este workaround não funciona no 7.1. O que fazer então?

Bem, descubra por você mesmo, pois eu não pretendo explicar como se faz isso aqui no CFGIGOLÔ. O procedimento é uma espécie de “engenharia reversa” (entre aspas pois as libraries são abertas, descriptografadas) e por isso algo proíbido (afaik). Ao realizar esta mudança você provavelmente (eu não tenho certeza por isso digo provavelmente) estará incorrendo em violação da licença DevNet (e qualquer outra do CF), por isso faça por sua conta e risco próprios. Mas que resolve, resolve.