Sergio Amadeu fora do governo

Já vai tarde companheiro! Amigo pessoal de Zé Dirceu (é, aquele mesmo… aquele que dispensa apresentações e que acha que os meios justificam os fins – alguma semelhança com o software livre na base de decreto?) pediu sua demissão há cerca de 15 dias e aguarda a benção da ministra Dilma Rousseff (atual chefe da Casa Civil) para voltar para São Paulo e fazer sabe-se lá o quê da vida.

Não vou entrar na discussão toda sobre a idéia absurda de impor software livre na base do decreto, até porque não estou com tempo de responder aos trolls da “comunidade” do software livre que defendem este absurdo, mas saibam que muita desculpa esfarrapada e rasgação de seda (“muito foi feito”, “fiz a minha parte”, blá, blá, blá) vai rolar. A comunidade vai, mais uma vez, lamber o saco do sujeito e tecer comentários sobre a oposição, sobre a “elite”, sobre os interesses comerciais obscuros, sobre o raio que o parta, mas a verdade é uma só: software livre na base de decreto, na força, na foice, é uma idiotice ideológica das grandes. É mais uma das ingerências transloucadas e ditatoriais do nosso gobierno-partido-político-arrogante que vai perdendo força. Ainda bem! Já estava de saco cheio destes bolchevistas no governo (ou seria partido político?… eu realmente nunca soube). Qual será o próximo revolucionariozinho de butique a sair de cena? 😉

Enquanto isso, o site da Casa Civil continua rodando em ColdFusion… 😉

Fonte: Amadeu espera decisão para deixar o ITI.

Leia mais na categoria Software Livre do CFGIGOLÔ

UPDATE: eu não aguento. Adoro cutucar onça com vara curta… Já fui me meter no br-linux à bater boca com defensores da “conveniência” do SL na base da força, do decreto no governo. Por aqui, nada de comentários, sinto.


UPDATE2: Já que me linkaram de lá, coloco aqui um trecho de um dos meus comentários (devidamente adaptado para 3a pessoa):

Quem defende decreto para emplacar SL, é porque não confia no “próprio taco”. Quem defende SL na base do decreto o faz por PURA CONVENIÊNCIA. Software livre (aliás, qualquer coisa) deve ser adotado por mérito, não por decreto. Se existem lobbys no mercado de software proprietário, o que podemos dizer do mercado que vende “soluções livres”? Desculpe, mas dinheiro é igual na mão de qualquer empresário, a IBM que o diga… Tudo visa lucro (exceto programadores de final de semana e entusiastas)… Mas será que é disso que o governo vai se abastecer em termos de software?? Dá-lhe consultorias, consultores e tantos outros tentáculos possíveis e inimagináveis além-pura-e-simplesmente-lincenciamento. Monopólio?? QUÁQUÁQUÁ! Sinceramente é difícil achar que isso vai mudar alguma coisa do ponto de vista econômico, político e estratégico no nosso “exemplo” de governo (isso vale para todos os governos passados tb)?… Quanta ideologia, quanta inocência, quanta “boa vontade”… QUANTA CONVENIÊNCIA! As cartas continuariam sendo dadas do mesmo jeito. Ao invés de Microsoft, teríamos a RedHat, ao invés de Macromedia, a IBM, ao invés de Consultoria X, consultoria Y… E se bobear continuariamos vendo os mesmos figurões na mesma posição, ganhando a mesma coisa (se não mais, afinal, ainda há muita confusão sobre o que é software livre, como lincenciá-lo (sopa de letrinhas: GPL, BSD, Berkley, etc, etc…), entre tantas outras num mercado ainda imaturo perto do proprietário (sem chiadeira: o mercado proprietário ainda é bem maior) que nas mãos de gente esperta, é um prato cheio!! Bastaria mudar a forma de licenciamento ou então apresentar um produto/solução/serviço diferente, “aberto”… e continuar cobrando o que bem quiser, fazendo conluío com quem estivesse licitando junto. Já disse: o caminho é outro. Fazer decreto só por ideologia não leva à nada, e só prejudica o país, só adiciona mais blá, blá ‘burro’crático no processo e não resolve nenhum problema.

Outro dia eu vi à venda numa banca de jornais uma camiseta vermelha com aquele rosto do Che Guevara cabeludo. Na camiseta fizeram algo engraçado e com uma mensagem bem clara e forte: colocaram na cabeça do revolucionário um boné do mickey mouse (afinal, ele é tão pop quanto Che, né não fio?…). Em baixo estava escrito: “Che o quê mesmo?” Cuba hoje diz que está na merda por conta do embargo dos EUA… Ué? Não fizeram a revolução justamente para se livrar deles??…

É necessário conhecer um pouco mais dos bastidores do governo e de quem trabalha com e para ele. Eu já vivi isso e digo (IMHO): não vai mudar nada, e será apenas mais um rompante anti-alguma coisa desse governinho pseudo-socialista, que insiste em atrasar tudo o que pode, fazendo do país um campo de prova e de experiências ideológicas.

Photoshop, PHP, Dreamweaver, Gimp, Eclipse, Windows, Linux, ColdFusion, MySQL… VIVA A DIVERSIDADE! Use aquilo que melhor lhe convier, seja livre, seja aberto. Muito simples, muito sensato, muito real e diria até: MUITO MAIS ECONÔMICO!

Lobby, corrupção, e tantas outros males não se combate criando decreto para definir qual licença de software se deve usar.

O caminho é outro.