Macromedia – Lançamentos 2005

Vou comentar rapidamente sobre os próximos três lançamentos da Macromedia que são esperados até o final de 2005:

> Studio 8: o nome ainda não é oficial, mas o sucessor do Studio MX 2004 deverá trazer como principal atração o Flash 8, com recursos super avançados de vídeo (novo codec) e novas facilidades de desenho e animação. O pacote também trará o Dreamweaver 8 e o Fireworks 8, mas ainda não há nada divulgado oficialmente sobre eles. O Freehand é uma dúvida, nunca mais ouvi a Macromedia comentar sobre ele.

> Flex 2: a Macromedia já está com o Flex 2 no forno, mas ainda não há uma data oficial para o lançamento. A versão .Net que havia sido prometida para o fim do ano passado foi adiada para o fim deste ano. Não existem informações oficiais, mas eu acredito que esta nova versão trará melhorias em performance, novos componentes e melhor integração com o Flash Communication Server.

> Flash Communication Server 2: apesar de ser um servidor de streaming de áudio e vídeo, o FCS tem um grande potencial para ser utilizado para streaming de dados em aplicações ricas feitas em Flash e Flex, mas ele ainda é pouco explorado. Segundo conversei com o Christophe Coenraets, evangelista sênior de Flex da Macromedia dos EUA, o FCS 2 deverá trazer grandes inovações, entre elas estão o Action Script 2 (igual ao do Flash) e o recurso de Gateways, que permitirá fazer streaming de praticamente qualquer coisa.

Para finalizar, na minha opinião, depois que o processo de aquisição da Macromedia pela Adobe for concluído, veremos uma nova e poderosa versão do Flash Paper. Eu posso estar muito enganado, mas acho que eles irão investir nisto.


2 Comments on “Macromedia – Lançamentos 2005”

  1. Jan disse:

    Não sei não, to achando que a MM está escondendo alguma coisa, o “Studio 8” não parece ter tantas novidades ao se comparar do MX para o MX2K4. Já deu pra perceber que a Adobe deu uma “mãozinha” para os designers neste pacote que virá, acredito eu que há algumas cartas escondidas ainda nessa história, algumas delas já surgiram como o Flash Comm 2 (em AS2 era mais que obrigação) e o codec de vídeo (que está perfeito). Já o Flash Paper Douglas, se tiver uma “mãozinha” da Adobe, ele com certeza vai imprimir um pdf decente, pq nem no FP2 eles deram jeito nisso.

  2. Marcio Rocha disse:

    ENFIM a Macromedia dedicou um pouquinho do seu tempo ao Flashcomm!! Já estava mais do que na hora. 🙂