Linux no desktop ainda não está maduro

Ontem eu levei um chá de cadeira de aeroporto e aproveitei para relaxar e ler algumas matérias em revistas de tecnologia. Uma em especial me chamou a atenção, sobre o SUSE Linux 9.3. Fazendo um rápido parênteses, desde que a Novell comprou a SUSE, em meados de 2004, eu não vi nenhuma grande divulgação, mas é fato que eles estão se esforçando para melhorar o produto e expandir a sua participação no mercado de sistemas operacionais. Voltando à matéria, ela relata as novas características da nova versão, como o OpenOffice 2.0 e o kernel 2.6.11, mas também descreve sobre os problemas de idioma na interface com o usuário. Para mim, é inaceitável pagar (US$ 99,95) por um produto vendido no Brasil que tenha parte de sua interface em português do Brasil e outras partes em português de Portugal e inglês. Além disso, por mais que a interface tenha melhorado, o sistema como um todo ainda não é amigável o suficente para o usuário final.

Eu não sou contra o Linux, muito pelo contrário, já tive ótimas experiências com o Red Hat rodando em servidores, mas no desktop o Windows ainda é melhor. A Novell parece estar no caminho certo, mas se quiser emplacar o Linux no desktop terá que investir muito para conquistar o grande público.


10 Comments on “Linux no desktop ainda não está maduro”

  1. Alberto.Monteiro disse:

    Concordo plenamente, noutro dia tentei instalar uma versão do Kurumin, (que roda em CD), achei isso muito legal por sinal, pois assim você leva seu sistema operacional para onde quer que vá, mas não consegui fazer com que tudo funcionasse. O tal “Plug and play” ainda passa longe das diversas versões Linux. Reconheço que está melhorando bastante, mas no meu caso não houve santo que fizesse o meu modem conectado na porta USB funcionar, e consequentemente me deixou isolado do mundo. Voltei para o meu bom e velho Windows.

  2. André disse:

    Oque eu faço então?
    Ralo pra configurar o Linux e uso um sistema pouco amigável, admito que é mesmo ou uso o Windows piratão mesmo?
    Grana pra gastar com software eu não tenho, se eu não pagaria US$ 99,95 pelo SUSE e muito menos compraria um Windows…

  3. Kid-X disse:

    A maioria da comunidade Linux (lê-se os fanáticos-cegos) detestam quando olham notícias “Linux não está pronto para o desktop”, pois pra eles, o “LINUX” está pronto pra tudo.

    Vou escrever uma coisa, com toda a sinceridade: O GNU/Linux está pronto para o desktop sim, pronto para o desktop de quem sabe usar.

    Já repararam uma coisa, que essa mesma maioria da comunidade Linux é ou já foi usuários Windows ou de algum produto da Microsoft? O problema talvez seja esse, a comunidade ser colonizada por costumes Microsoftianos.

    Tanto para os “Linuxers” quanto para os “Microsoftianos”, o problema ou é do usuário ou é do hardware, porque o software livre NUNCA tem problemas, o software livre É PERFEITO!

  4. J. Silva disse:

    “Software livre é perfeito”: Cada babaca que aparece! Depois não sabem por que são rotulados de “sem noção” e não são levados a sério (assim como crianças também não são).

  5. Everton Cardoso disse:

    Acho que não é o system que ainda não está maduro e sim os usuário de RuWindows que ainda não estão maduros para o GNU/Linux e seu derivados($).
    Pare de fazer esses seus comentário medíocres e ao invés disso ajude nossa comunidade fazendo textos construtivos.

  6. Everton Cardoso disse:

    Acho que não é o system que ainda não está maduro e sim os usuário de RuWindows que ainda não estão maduros para o GNU/Linux e seu derivados($).
    Pare de fazer esses seus comentário medíocres e ao invés disso ajude nossa comunidade fazendo textos construtivos.

  7. Edgar Chipepo disse:

    Não vejo o linux como um concorrente para destronar o windows, apenas como uma opção, quem quiser que use o linux. Esse papo de “nossa comunidade” não concordo, é bom que o windows exista para que a gente tenha uma noção do que fazer e não fazer. —OPçãO—

  8. Edgar Chipepo disse:

    Não vejo o linux como um concorrente para destronar o windows, apenas como uma opção, quem quiser que use o linux. Esse papo de “nossa comunidade” não concordo, é bom que o windows exista para que a gente tenha uma noção do que fazer e não fazer. —OPçãO—

  9. toninsilvajr disse:

    Ei Pessoal!
    Eu uso Linux há alguns 5 anos e realmente é muito bom pra hardware isso não significa que é o melhor pra reconhecer todos os dispositivos até porque muitas empresas ainda não liberaram os codigos para o linux se tornar mais compatível para mais hardwares e criar um controlador de hardware imaginem vocês que não deve ser nada simples!!
    Más concordo com o que o colega que diz que o linux realmente não está maduro pra Desktop!
    Desktop não é SÓ navegar na internet, usar uns programas básico escritorio, adobeacrobat para pdf e outros programinhas quebra galhos que tem na comunidade do kde e gnome e SIM tornar mais rápido e compatível com a maioria dos softwares proprietarios ou não porque alguém que mal sabe andar de bicicleta não ira “Pilotar uma kawasaki ninja 1100” Concordam ?
    Assim deixo meu texto para pensarem um pouco mais sobre sairem falando que o linux é perfeito isso não é verdade nem o UNIX nem WINDOWS e nem O MAC são perfeitos. Se fossem, tudo funcionaria sem problemas com virus e spam, etc “WINDOWS”, hardware e software “LINUX” e softwares no “MAC” nada é perfeito nem eu e nem você muito menos linux e windows!!!

  10. Ola pessoal, concordo que o linux ainda não está pronto para o desktop, na minha opnião, atualmente o (descontinuado) Kurumin é o mais fácil de mexer, apesar de uns probleminhas com hardware menos comum, como um modem USB, mas além disso ele ainda tem umas dificuldades.

    Como desenvolvedor estou iniciando um projeto de remasterização do Kurumin voltado ao usuário doméstico, para tal, gostaria de ver mais criticas como essas, não basta dizer que o linux não está pronto, diga o porquê, afinal, eu me viro muito bem apenas com linux, mas eu sofri no começo, até porque aprendi sozinho. Quem tem problemas com linux, seria de grande ajuda para o linux dizer qual é o problema que se tem.

    Só nesse texto e seus comentários, ja anotei para o Kanibal: Verificar traduções e Corrigir plug and play aumentando o suporte a hardware.

    Quem quiser ajudar, ou reclamar dignamente do linux, pode usar o forum do Kanibal Linux no endereço http://www.kaniballinux.forum-livre.com

    Obrigado