Everest dobrado

Pausa nos assuntos mundanos. Waldemar Niclevicz e Irivan Gustavo chegaram ao cume do Everest (8850m) pela face Sul (clássica) na noite de hoje (provavelmente por volta das 01h00 da manhã, horário de brasília). Waldemar, que tive o prazer de conhecer no Peru em 1999, já havia escalado o Everest em 1995 (pela face norte) junto de Mozar Catão (que faleceu na temível face sul do Aconcágua em 2002).

Existe uma outra equipe de brasileiros no Everest este ano. Eles estão na face norte, e também estariam tentando o cume nesta noite (mas ainda não temos notícias). Rodrigo Ranieri “bitchas”, com quem já escalei uma vez na pedra de Guaraiúva – Bragança Pta, e Vitor Negrete estavam tentando a escalada de maneira mais “pura” (e radical, pois 8000 metros é uma altura de cruzeiro para muitos aviões comerciais grandes, onde o oxigênio é escasso e limitado – se você for do nível do mar a esta altitude diretamente e permanecer lá, morre em menos de 30 minutos, asfixiado): sem ajuda de oxigênio suplementar, porém desistiram e passaram a usá-lo a partir dos 8.200 metros devido às péssimas condições de tempo (que incluem vento e frio – muito frio) este ano.

O humilde ser que vos-lhes-os escreve, além de piloto, já foi escalador quando mais novo (procurem meu profile no Orkut) e já escalou algumas montanhas nevadas nos Andes, a mais alta delas, o Huyana Potosi, de 6.088 metros, na Bolívia, em 1997. Hoje a barriga não deixa mais. È que o centro de gravidade, vital para um bom equilíbrio, está deslocado muito para frente… 😉

Muita saudade dos tempos de montanha e geologia, vontade de largar tudo (incluindo este blog) e voltar para onde eu pareço pertencer. 😉

Parabéns aos gigantes brazucas no Himalaia! Que retornem em segurança e com muita história para contar.

UPDATE: da dupla no lado norte, apenas Vitor Negrete fez o cume, encontrando-se com Waldemar e Irivan que vieram pelo sul. Bitchas teve que desistir da tentativa a menos de 50 metros do cume devido ao avançado da hora.