Imagem não é nada, sede é tudo

Quando você não tem nada de bom a dizer, invente, aumente e fale difícil, sempre vai existir um mané para te escutar.

Essa parece ser uma verdade máxima de muitos departamentos de marketing de empresas (de todos os portes) no Brasil e no mundo. Tomem como exemplo esta recente propaganda (vide imagem – clique para aumentar) veiculada em quase todas as revistas de informática de nome no Brasil.

Estou até imaginando o que passou pela cabeça do criador da peça: “vamos colocar uma declaração de uma pessoa que pareça dinâmica, inteligente, ocupando um cargo importante, cheia de buzz-words para dar um ar de coisa profissional, testada e aprovada“. O problema é que o sujeito esqueceu do óbvio: dar legitimidade à declaração, com o nome da bela mocinha de braços cruzados e com “cara de conteúdo” da foto (cliquem nela). Gerente de Marketing de onde? De uma multi-nacional? Ou seria da papelaria do Seu Zé que tira Xerox?

A cada dia que passa percebo que a arte de encher lingüíça é altamente valorizada no nosso mercado de trabalho. Quem já passou por empresas grandes sabe da imensidão de projetos e dinheiro gasto com o blá-blá corporativo que não diz nada, não adiciona nada, não faz nada. O que mais me impressiona é que os dirigentes parecem gostar disso. Valorizado é aquele profissional que impressiona com jargões da última moda, com o visual sofisticado, com uma conversinha mole altamente lubridiante. São raros os dirigentes que sabem reconhecer estes tipinhos e não são enganados. Como diria Scott Adams, talvez porque muitos dos dirigentes atuais, forjados com livretos de auto-ajuda de gurus marketeiros, sejam exatamente estes tipinhos. A única diferença é que já são casos perdidos, crentes de que são estas qualidades guruzentas, no melhor estilo “O Aprendiz”, que tornam uma pessoa um bom profissional.

Quem se lembra do “corporate bingo” e outras sátiras a esta situação? Todo mundo acha graça, mas não pensa seriamente nisso, é tudo muito natural. O que mais me diverte (e irrita ao mesmo tempo) no ambiente corporativo é a filosofia gerúndica do “vamos estar podendo”, da ignorância e ineficiência mascarada de discuro bonito e cheio de blá-blá, das mentiras e inflação de resultados e atos pífios que não merecem comentários. Se você trabalha numa corporação onde os resultados são questionáveis, mas os relatórios apresentam estes resultados como sendo a 8a maravilha do mundo, desconfie. Se a empresa onde você trabalha segue fielmente a filosofia do “casa de ferreiro, espeto de pau”, desconfie mais ainda. Que legitimidade tem uma empresa que sequer sabe gerenciar a ela mesmo (seus recursos, sua tecnologia, sua metodologia, etc) tem em vender “soluções” para outras empresas?

Saiba identificar sinais de que a empresa vende aquilo que não sabe fazer (falar é diferente de efetivamente fazer). Desconfie também quando a propaganda, a apresentação e todo o show parece ser bom demais para ser verdade. A máxima do “cão que muito late, pouco morde” nunca foi tão verdadeira em nossas empresas de tecnologia.

Fique de olho. Isso vale para empresas que vendem soluções para outras empresas e para empresas que vendem soluções internamente e especialmente para você, profissional competente. Prefira ser taxado de chato e anti-social à mais um daqueles engravatadinhos de gel no cabelo que falam, falam, mas fazem muito pouco.

Leituras recomendadas sobre o assunto:

EXECUTIVOS NEUROTICOS, EMPRESAS NERVOSAS

ARTE DA GUERRA PARA QUEM MEXEU NO QUEIJO DO PAI RICO

e claro, o clássico O PRINCÍPIO DILBERT

E por falar em “arte da guerra para fulano, para beltrano, para seu cachorro”, no próximo post falarei sobre este mundo dos “gurus” empresariais, seus livros, suas fórmulas e conselhos para lá de óbvios e/ou duvidosos.


2 Comments on “Imagem não é nada, sede é tudo”

  1. Emanuel disse:

    Concordo! Alex Hubner para ditador do Brasil!!!! eheheheh ;o)

  2. Tatiany Lins Monteiro disse:

    Na realidade, a tal propaganda dessa empresa, talvez ponhamos que seja para os intelectuais…hahahaha
    para pessoas da alta-classe, para aqueles que sabem realmente como lhe dar com a popular tecnologia, o mundo de hj só se preoculpa com a tal da imagem, e esquecem a prioridade que é a qualidade, sendo assim eles se preicuparam com a grande imagem, e se esqueceram como vc diz do óbivio, o qual seria divulgar sua empreza, pondo assim em citação o q vc refere ao Gerente de Marketing de onde? De uma multi-nacional? Ou seria da papelaria do Seu Zé que tira Xerox?
    Talvez na hr lhe faltou criatividade o q hj é bem mais importante do que a grande inteligência(o que tbm é importante), mais talvez ela seja uma grande mulher qrendo entrar no mundo das modelos..rssss
    daí eles se preocuparam mais com a imagem dela…
    aheuhauehuaheuaheuaheua
    BJus….
    artigo mt bom…
    melhor mais que bom, bastante crítico, e isso eu adorooo