MT 3.1

Atualizamos o CFGIGOLÔ para o MovableType 3.1. Não sei se o software está disponível para download público ou apenas para quem possui licença paga. De qualquer maneira se você usa o dito cujo (como muitos blogueiros) trata-se de um upgrade recomendado por conta das novidades e correções diversas.

Muitas pessoas dizem que eu critico o software livre. Já disse e vou repetir quantas vezes for necessário: “Não sou contra software livre, proprietário, pirata, genérico, caro, barato, bom, ruim, etc, etc”. Sou contra imposições baseadas em ideologias, fanatismo ou preferências meramente pessoais, não levando em consideração aspectos técnicos, gerenciais e financeiros essenciais. Minha máxima é: busque o melhor custo/benefício para toda a sua solução, e não apenas para uma parte dela (ex. aquisição de licenças). Use aquilo que te atenda melhor, meça adequadamente o seu TCO (seja pessoal ou da sua empresa).

Eu sou uma prova do que digo: até hoje não encontrei um gerenciador de blogs feito em ColdFusion que seja tão bom quanto o MovableType, que felizmente roda em Linux+Apache+MySQL. Felizmente porque este trio é uma ótima escolha para ambiente web, não é a tôa que é a escolha número um em toda web (vide relatórios da Netcraft). Aliás, eu gosto de ColdFusion em Linux, gosto ainda mais em Solaris, numa máquina parruda, que tenha o Java como nativo, integrado até a raiz com o SO e extremamente rápido. Gosto do que é bom, gosto do que funciona e que, repito, em sua totalidade (não apenas em uma parte), se reverte no melhor custo/benefício para mim.

Uso o MT porque não tenho tempo e dinheiro para criar um blog feito em qualquer outra linguagem. Paguei pela licença do MT, inclusive. No belo dia em que tiver tempo sobrando (o que significa ter dinheiro sobrando também, suficiente para não precisar trabalhar) terei prazer em deixar de lado a planilhinha onde anoto minhas contas/tempo gasto para fazer minhas tarefas e me lançarei numa jornada geek, sem tempo e custo previamente determinado, em nome das minhas ideologias e dos meus devaneios intelectuais. O governo deveria pensar da mesma maneira. Se tem dinheiro e tempo sobrando (e tudo em absoluta ordem e controle, sob os trilhos), ótimo, que brinque de ideologia e de ufanismo. Caso contrário, não preciso nem dizer que pé no chão e bom senso são essenciais.

Sobre a questão técnica da adoção do SL no governo, constato algo simples, específico e bastante óbvio, compartilhado inclusive por muitos que pude conhecer dentro do próprio governo: a imposição do PHP como base para toda e qualquer (não importa como, como e porquê) aplicação web existente ou nova, em oposição ao uso de CFML. Existem outros exemplos, mas nos atemos apenas a este. Esta escolha forçada está gerando custos de desenvolvimento e manutenção muito maiores ao governo (e como conseqüência o nosso bolso). Tudo em nome de uma ideologia. Isso sem falar no fator tempo, quantidade de mão de obra necessária para se construir uma aplicação cujos requisitos são rígidos no que diz respeito não à sua funcionalidade, segurança e afins (o que realmente importa), mas sim ao tijolo que deve ser usado para construí-la, seja ele melhor ou pior, não importa. Estes detalhes técnicos não entram em questão, o que importa é a tal “liberdade”, ponto final, engula ou caia fora.

Veja (tenho que explicar toda vez), não estou dizendo: “não use PHP, use ColdFusion”. Estou dizendo: “use PHP, use ColdFusion, use o que for melhor para cada caso”. Ponto final, nosso bolso agradece.


2 Comments on “MT 3.1”

  1. Pois é ……

    engraçado como a “liberdade” pode andar junto da imposição …

    engraçado como a ideologia parece ter mais peso q a eficiencia e o desenvolvimento …..

    impressionante como um discurso demagogico pode ter mais valor que a probidade administrativa ….

    Alex só uma correção: PHP não é a plataforma única, estou fazendo parte de uma equipe desenvolvendo um projeto governamental de grande porte usando tecnologia J2EE e frameworks como Struts e Hibernate.

    E Java, como os senhores devem não é livre …. tem o Tomcat e JBoss que sao gratuitos mas é sempre bom lembrar que gratis não é livre e que ter um servidor gratis não quer dizer que vc nao va gastar muito em outras partes do projeto ….

    Desenvolvia em PHP antes de aprender CF e agora trabalhando com as 3 (CF, PHP e Java) percebo que a tecnologia é só um detalhe …..

    temos q parar de vender (e comprar) siglas e começar a trabalhar em cima de SOLUÇÕES reais para problemas reais

  2. Charles disse:

    Só para constar, o Movable Type é quando muito Open Source, não software livre…