HotBrick

Aqui a Amigos da Terra temos um sério problema de conectividade. Nossa sede fica numa casa de dois andares numa rua badalada (ao lado temos a F/Nazca, CasaBlanca e outras produtoras de TV metidas), sem falar nas clínicas de cirurgia plástica e consultórios de medicina esportiva onde os milionários do futebol aparecem para botar parafusos no joelho e tomar pílulas mágicas… Mas apesar de toda a badalação, não encontramos na rua um mísero cabo de fibra óptica. Como que para piorar, a casa não tem visada para nenhuma antena de microondas (não confundir com o acesso furréca do tipo provido por DirectNet, IP2, AJato e afins) e o famoso (e antigo) “par metálico” em esquemas LP, frame-relay estão caindo em desuso, e em alguns casos oferecem um custo/benefício pior ou idêntico aos sistemas ADSL/Cable disponíveis.

Conclusão: temos que usar os sistemas de banda larga “amadores” disponíveis aqui: Speedy e Vírtua (os únicos que atendem a nossa região em SP). Mesmo assinando os planos “empresariais” (que na verdade são embustes pois a tecnologia e o pseudo-atendimento são os mesmos) temos paralisações e problemas frequentes. Para tentar minimizar eventuais outages adquirimos dois planos de carriers/infras diferentes: um ADSL Speedy Empresarial de 600Kbps e um Cable Vírtua Empresarial de 600Kbps. Ok, ok, tudo bem, se um caminhão acertar o nosso poste a gente fica sem conexão de qualquer maneira, mas só pelo fato de não nos tornarmos dependentes de uma conexão/tecnologia já dá um grande alívio e nos dá um uptime aceitável: 99% das quedas de conexão são de natureza técnica na central telefônica/cabo e não no meio do caminho ou na ponta (aqui).

Como fazer com que estas duas conexões trabalhem simultâneamente e assumam a tarefa de uma e de outra caso uma destas falhe? Simples: usando um roteador com load-balancing, fault-tolerance, etc. Mas qual? Bem, durante dois anos usamos um produto da Symantec chamado Symantec Firewall/VPN Appliance 200R (detalhe: a Symantec usa ColdFusion em quase todo seu site), mas ele queimou duas vezes por problemas na rede do Vírtua, que praticamente não tem proteção contra surtos elétricos: o cabo coaxial é ótimo condutor de picos de corrente e tensão, queimando tudo o que vê pela frente.

Depois das duas queimadas e da elevação de preço astronômica do produto da Symantec no mercado (o appliance custa hoje cerca de 5 mil reais, quando nos EUA pode-se comprá-lo por cerca de 500 dolares), resolvemos partir para um novo produto/solução. Procuramos soluções em Linux mas apesar de serem viáveis, existia a necessidade da aquisição de uma máquina dedicada a isso (seriam cerca de 2 mil reais numa configuração modesta), mais o serviço de uma consultoria, visto que eu não conheço o ambiente Linux da maneira como gostaria a ponto de confiar meus conhecimentos em uma máquina de produção e de “frente” como um firewall/dhcp server/vpn/load-balancer/tudo-em-um como precisávamos.

Eis que procurando uma solução dou de frente com um post do Forta (pois é, as vezes a gente encontra soluções onde menos espera) sobre um novo player do mercado de appliances chamado HotBrick. No post Ben Forta desaconselha o uso do produto pois ele teve dificuldades para configurá-lo na sua rede e com sua operadora de banda larga.

Como diria o Fabio Terracini num e-mail: Minhas conclusões: (1) O Alex não acredita no Ben Forta: O Forta recomendou não utilizar os produtos dessa empresa e o Alex utilizou; (2) O Alex é melhor que o Ben Forta: O Alex conseguiu fazer funcionar, o Forta não. (3) O Alex possue um sentimento, mesmo que negativo (ao contrariar) em relação ao Ben Forta. (4) O Alex está com fome: já está pensando na pizza de sábado. (5) Não falei nenhuma novidade na frase anterior.

Bem da verdade eu sou bastante teimoso e resolvi encarar o dito cujo. Eis que depois de duas semanas de uptime, alguns tweeks de DNS (problemas com relay de DNS entre a rede Speedy e Virtua), alguns resmungos pela documentação ruim (original em inglês) estamos com o dito cujo em perfeito funcionamento e satisfazendo amplamente as nossas expectativas. Um detalhe: a conexão faisquenta do vírtua está amparada por um filtro de linha ethernet (algo que recomendo a todos que usam este sistema e tem appliances ou placas de rede caras na ponta). Em resumo: um belo produto e bastante completo em termos de recursos. Recomendo.

Uma fotinho do mesmo modelo usado pelo forta (600/2) no rack do nosso escritório:

hotbrick.jpg


2 Comments on “HotBrick”

  1. carlos henrique disse:

    Ola amigo eu tenho uma loja de informatica junto com um cyber cafe em sorocaba e estou enfrentando problemas com o virtua e estava ate agora procurando alguma coisa do tipo para subrir minha curiosidade para saber se eu podia usar o meu virtua que vive caindo com um outro tipo de internet como speedy em meu cyber e gostei muito deste pequeno tutorial que voce escreveu a cima eu gostaria de saber alguns detalhes como funciona e p/ qntas maquinas que voce colocou e o preço
    eu trabalho das 9 as 10 da noite em meu cyber e conquistei muitos clientes mais basta uma falha na minha internet que vem de uma empresa como a virtua para jogar toda minha credibilidade no ralo aguardosua resposta amigo

  2. eduardo disse:

    caso tenha gravadores e hd´s com defeito e quiser arrumar, ou dõar.
    me ligue ou mande email..
    tel :(11) 7624-7261 ou (11) 8352-3946
    qualquer hora