Blackstone manipulando imagens

Se você não está acompanhando o blog de Tim Buntel, deveria. Ele tem soltado (em pequenas doses, é verdade) informações interessantes sobre o novo ColdFusion server, conhecido como Blackstone. Hoje Tim soltou uma informação que muitos esperavam: o ColdFusion irá manipular imagens de forma nativa (com a versão atual somente usando elementos externos).

Esta versão, ao que parece, virá recheada de add-ons e features que antes só estavam presentes utilizando-se pacotes, custom tags e outros aplicativos separados. Do que já sabemos (das palestras do Ben e do blog do Tim) temos:

1) Geração nativa de arquivos PDF e FlashPaper “on the fly”, através da tag CFDOCUMENT (já comentei aqui);
2) Geração nativa de relatórios precisos para impressão (no estilo dos feitos pelo Crystal Reports);
3) Adições e muitos melhoramentos na área de “charting” (cfchart);
4) Deploy de aplicações CFML sem a necessidade do código fonte;
5) Manipulação de imagens (que tal uma tag chamada CFIMAGE?);
6) Melhoramentos ou completa reformulação do que hoje conhecemos como CFFORM, usando interfaces em Flash inclusive (isso foi mostrado na MAX2003);
7) Agrupamento e cascateamento de paineis de formulários através de uma tag CFGROUP;
8) Novidades e avanços grandes em termos de IDE (só espero que não se esqueçam do HomeSite) no que o Ben Forta vêm chamando de “Radical new productivity gains”.

E algo que um passarinho me contou:

– Novos recursos de logging e messaging, incluindo troca de mensagens com streamming de XML (procurem conhecer o conceito por trás de um IM chamado Jabber) e SMS;

Mas o que eu realmente gostaria de ver:

– Melhorias fundamentais para tornar o ColdFusion Server um produto viável em ambiente compartilhado (provedores de hospedagem). Na minha opinião isso é fundamental para a massificação da tecnologia e sua consequente adoção desde o pequeno até o grande desenvovedor/empresa. Leia meus comentários no blog do Ben Forta (veja este post)

O único porém: parece que o Blackstone só sai no começo de 2005… Até lá haverão programadores CFML mais curiosos do que gatos. Outro dia li num outro blog (realmente não me lembro qual): “a curiosidade matou o programador.” É esperar para ver… :o)


4 Comments on “Blackstone manipulando imagens”

  1. Vicente Marçal disse:

    Grande Alex,

    Bem, se o CF vier com todas essas melhorias que vc anunciou pode ter certeza de uma coisa, será imbatível, mesmo diante de promessas de baixo custo como o PHP e até memso o ASP. Como diriam em algum lugar dos cinemas hehehehe Vida Longa ao ColdFusion!

    Abraços

  2. Douglas Camargo disse:

    O Ben Forta tb comentou que o BlackStone virá com recursos para facilitar a administração de múltiplas instâncias do CF.

  3. Douglas Camargo disse:

    O Ben Forta tb comentou que o BlackStone virá com recursos para facilitar a administração de múltiplas instâncias do CF.

  4. Sei que eh bem tarde pra comentar este POST, mas eu fico encucado com algumas coisas que REALMENTE deveriam existir no BlackStone e agora nem sinal:

    1 – Construtores (NOME_DO_CFC());
    2 – Possibilidade de sobrecarga (Isso pra Access=”Remote” é quase um requisito!);
    3 – “Variaveis privadas”;
    4 – (argh, esqueci a porcaria do nome disso…) impossibilitar a criacao de variaveis nao declaradas dentro do CFC;

    Isso entre outras coisas que nao me vem a mente no momento…. Agora que eu to caindo com tudo no Java, OOP virou REQUISITO! Realmente nao consigo mais trabalhar de outra forma senao usando CFCs…
    Alias, pouco tem sido feito para a divulgacao dessa forma de desenvolvimento pela MM… Ta longe de ficar perfeito mas ja da pra fazer coisa demais…

    Espero que a MM nao faça o que a Microsoft fez com o VB6… Fizeram TUDO que os programadores NÃO pediram!!! Quantas pessoas que eram “grandes expoentes” nos foruns internacionais deixaram de usar a ferramenta por se sentirem “traidos” pela empresa por terem soltados features tao INUTEIS, ao inves de se focar em implementar conceitos ja utilizados por concorrentes (Alguem ja usou aqueles “data forms” e “data reports”? entenderam o que eu expus, entao…)