Here we go again…

Parece que as pragas do passado recente não bastaram para que proprietários de sistemas windows (principalmente administradores de rede) ficassem de olho nas atualizações do Windows e também no uso de um firewall.

Nova versão do Sasser é considerada de alto risco

Agora vamos ter mais uma semana de conexão lenta, morosidade geral e muito blá, blá. Quer saber? Tomara que cause muitos prejuízos aos desajuizados. Pô, errar é humano, repetir o erro é burrice! Atualizar o Windows é algo que todos já deviam ter aprendido.

E antes que comecem com a lorota de “É só usar Linux que você não pega vírus”… sabe, eu queria ver como as coisas iam ficar se ouvesse uma inversão de market-share (Win e Linux). Será que essa premissa continuará sendo verdade? Sem falar na enorme profusão de distribuições existentes e código fonte aberto (vírus mais malandros e bem consolidados)… Ok, os patches estarão disponíveis rapidinho (afinal, a comunidade mantém o Linux), mas você realmente acha que o indivíduo que não sabe como e que deve atualizar o “Ruindows” através daquele botão idiot-proof “Windows Update” vai saber fazer isso no Linux? Faz-me rir…

É por isso que sempre digo: NÃO EXISTEM SISTEMAS INSEGUROS, O QUE EXISTE SÃO ADMINISTRADORES (principalmente) E USUÁRIOS INSEGUROS.

E haja paciência…


6 Comments on “Here we go again…”

  1. Gostei da frase (“NÃO EXISTEM SISTEMAS INSEGUROS, O QUE EXISTE SÃO ADMINISTRADORES E USUÁRIOS INSEGUROS.”), vai pro meu favoritos

  2. Vitor S. Rodrigues disse:

    É realmente isso é uma vergonha, usuários que não atualizam o Ruindows e pior ainda os que nem sabem como fazer.
    Já foi comprovado que o Windows é Ruindows mesmo e que todos os dias saem atualizações. Quanto a sua frase realmente concordo com o Marcos, mais acrescento uma única coisa! “O Windows é ruim, mais ruim com ele pior sem ele”.
    E quanto a Windows, sempre procurem utilizar versões mais voltadas para uso empresariais, Ex. Windows 2000 e XP, pois por incrivel que pareça, eles saum mais estáveis.

  3. Luiz Rocha disse:

    Acho que a grande diferença entre o Linux e o Windows em relação à vírus é que o Windows tem uma série de “aberturas” para a sua entrada.

    Não existe no Linux coisas como ActiveX, que facilitam em muito a entrada de vírus. Claro que são essas coisas que deixam o Windows mais user-friendly, mas o custo delas é a segurança.

    E quanto ao fato do Linux ser código-aberto, não vejo isso como um problema. Apesar de permitir vírus “mais consolidados” como vc citou, é difícil imaginar como fazer esses vírus chegarem ao usuário final. Não é qualquer um que pode comitar código nos repositórios e o usuário mais leigo provavelmente vai preferir binários prontos do que código-fonte para compilar.

    Ensinando os usuários a fazer download/atualizações apenas de repositórios confiáveis (o que não é difícil com ferramentas de atualização) os riscos desse tipo de ataque são mínimos.

  4. FallenHawk disse:

    Quando se fala em vírus fica uma coisa muito diferente para Windows e Linux. Se lançassem hoje um Netsky para Linux, dificilmente um usuário de Linux ira ter, porque mais de 80% dos usuários que usam Windows. Logo, o vírus não iria rodar no usuário de Windows e o vírus não se espalharia. Esses caras buscam fama, fazendo vírus para Linux dificilmente daria isso pra eles..

    Sobre atualizações, o site da Microsoft do Windows Update caiu hoje (5 de Maio de 2004) por causa do enorme número de usuários buscando atualizações e mais de 1.5 milhão de downloads da ferramenta de remoção do Sasser. Em última hora isso, eu sei.

    E Windows não é ruim. Windows 98 trava pra caramba, mas não é tão ruim para pessoas que passam nem 1 hora por dia na frente do computador (como muitos). Então a estabilidade de 4 ou 5 dias do Windows 2000/XP se torna praticamente inútil para essas pessoas. Em compensação, tem gente que usa Windows e não pega vírus e busca aseegurar seu sistema utilizando coisas práticas: 50% dos vírus não funcionam sem uma conta administrativa. E quem roda Linux como root? E quem roda Windows como admin? E os “técnicos” que instalam WindowsXP/2000 só com uma conta de administrador?

    A culpa é realmente do sistema? NÃO! O Alex está corretíssimo.

  5. Luiz Rocha disse:

    Bom, só deixa eu esclarecer uma coisa: Eu não sou anti-Windows. Eu só não acho ele a maravilha que se fala. Assim como não acho o Linux perfeito, mas ele atende as minhas necessidades. Aliás, só existe um sistema operacional perfeito e ele se chama FreeBSD! 😉

    E também concordo que a principal fonte de insegurança em sistemas de informática é o usuário. Seja ele um administrador profissional ou a minha avó.

    Mas, ao meu ver, as facilidades que o Windows cria para o seu usuário (muitas muito bem vindas) abre portas para pessoas maliciosas explorarem.

    Sim, tem muito usuário que usa o Windows como admin, assim como tem usuário que usa o Linux como root. Mas numa situação em que o usuário não faz isso, ou seja, usa o sistema de maneira correta, é muito mais fácil criar código malicioso para Windows do que para Linux.

  6. jorlan disse:

    sim eu gosto muito de html e eu queria fazer
    uma pesquiza de uma serve para eu testa as minhas pagins