Blackstone vazando…
Publicado; 14/05/2004 Arquivado em: ColdFusion Comentários desativados em Blackstone vazando…Esta semana um blog não muito conhecido (fica do outro lado do mundo, literalmente) vazou uma lista bastante compreensiva de features do novo ColdFusion Server (codinome Blackstone). O autor literalmente fez um copy+paste da mensagem de boas vindas ao programa alpha, listando todas as features (e comentadas por ele). O post foi imediatamente removido e o autor do post provavelmente foi cortado do programa por quebra do NDA. Diante disso, alguns fatos se tornaram públicos (apesar da Macromedia tentar abafar ao máximo):
1) O Blackstone já está em Alpha 1, para surpresa da comunidade, que foi deixada de fora na sua grande maioria;
2) Esta fase do programa está sendo tão (o mais) restrita que a que vimos com o Flex.
Se tudo isso for verdade (o que parece ser), a minha opinião é que a Macromedia está errando novamente. Basta se lembrar do CFMX 6.0 (eu estava no alpha, codinome Neo): um beta muito restrito e fechado, deu no que deu: 3 updaters em menos de um ano, na base do desespero e muita chiadeira. O RedSky (6.1) teve um beta cycle bem mais abragente, com participação maior de pessoas. Isso certamente contribuiu para termos um produto tão mais sólido em comparação à versão 6.0.
Não participei de outros betas de produtos já lançados (como o StudioMX 2004), mas me parece que a estratégia de ficar escondendo informações a todo custo, especialmente da comunidade, não tem dado muito certo para a Macromedia, que está se tornando notória em lançar produtos imaturos e mal acabados no mercado (vide o update do FlashMX2k4 e tantos outros).
E antes que me mandem remover este post: os fatos/informações que postei aqui estão disponíveis no Google e não, eu não tenho nenhum NDA para o blackstone, assim como a grande maioria de pessoas que, como eu, sempre colaboraram com o produto em suas fases alpha. Talvez o produto esteja tão bom que a ajuda de poucos abastados basta (o cara que quebrou o NDA não manja nada de CF, mas trabalha numa empresa que deve ter comprado umas 300 licenças do bichinho)…
Será que o produto é considerado tão bom que a Macromedia se dê ao luxo de descartar heavy-users e notórios costumés dos betas cycles (estou falando dos que vão alí não apenas para baixar o dito cujo, mas sim para usuá-lo e efetivamente encontrar e submeter bugs) para ficar bajulando grandes empresas? Talvez o Blackstone seja uma versão tão madura quanto o CFMX 6.0…