Blackstone vazando…

Esta semana um blog não muito conhecido (fica do outro lado do mundo, literalmente) vazou uma lista bastante compreensiva de features do novo ColdFusion Server (codinome Blackstone). O autor literalmente fez um copy+paste da mensagem de boas vindas ao programa alpha, listando todas as features (e comentadas por ele). O post foi imediatamente removido e o autor do post provavelmente foi cortado do programa por quebra do NDA. Diante disso, alguns fatos se tornaram públicos (apesar da Macromedia tentar abafar ao máximo):

1) O Blackstone já está em Alpha 1, para surpresa da comunidade, que foi deixada de fora na sua grande maioria;
2) Esta fase do programa está sendo tão (o mais) restrita que a que vimos com o Flex.

Se tudo isso for verdade (o que parece ser), a minha opinião é que a Macromedia está errando novamente. Basta se lembrar do CFMX 6.0 (eu estava no alpha, codinome Neo): um beta muito restrito e fechado, deu no que deu: 3 updaters em menos de um ano, na base do desespero e muita chiadeira. O RedSky (6.1) teve um beta cycle bem mais abragente, com participação maior de pessoas. Isso certamente contribuiu para termos um produto tão mais sólido em comparação à versão 6.0.

Não participei de outros betas de produtos já lançados (como o StudioMX 2004), mas me parece que a estratégia de ficar escondendo informações a todo custo, especialmente da comunidade, não tem dado muito certo para a Macromedia, que está se tornando notória em lançar produtos imaturos e mal acabados no mercado (vide o update do FlashMX2k4 e tantos outros).

E antes que me mandem remover este post: os fatos/informações que postei aqui estão disponíveis no Google e não, eu não tenho nenhum NDA para o blackstone, assim como a grande maioria de pessoas que, como eu, sempre colaboraram com o produto em suas fases alpha. Talvez o produto esteja tão bom que a ajuda de poucos abastados basta (o cara que quebrou o NDA não manja nada de CF, mas trabalha numa empresa que deve ter comprado umas 300 licenças do bichinho)…

Será que o produto é considerado tão bom que a Macromedia se dê ao luxo de descartar heavy-users e notórios costumés dos betas cycles (estou falando dos que vão alí não apenas para baixar o dito cujo, mas sim para usuá-lo e efetivamente encontrar e submeter bugs) para ficar bajulando grandes empresas? Talvez o Blackstone seja uma versão tão madura quanto o CFMX 6.0…