Flex disponível, mas… quem vai pagar por ele?
Publicado; 29/03/2004 Arquivado em: Flex 1 comentárioA Macromedia lançou hoje o servidor de “front-end” Flex. O Flex foi alvo de muitas especulações, rumores e comentários durante o seu longo (e secreto) processo beta. Hoje muitas informações já estão disponíveis em blogs e claro, no próprio site da Macromedia. Para entender de forma bastante consciente e resumida o que é o Flex é ele é capaz de fazer, sugiro uma leitura deste post no blog do Ben Forta.
Eu sinceramente ainda não entendi muito bem o que a Macromedia quer com o Flex em oposição à IDE Flash e sua bem consolidada (e crescente) posição no mercado como solução de desenvolvimento RIA. Talvez um complemento? Bem, lamento constatar/dizer que este “complemento” tem seu preço mínimo fixado em módicos U$ 12.000,00/2CPUs…
O produto é muito interessante e a idéia é fantástica, mas ainda não conheço quem prefira pagar uma bagatela destas apenas para poder gerar uma interface RIA em linha de código (.mxml) ao invés de usar a IDE do Flash com algum servidor de aplicações disponível e “integrável”, como o CFMX.
Uma outra coisa deve ser observada: o desenvolvimento deste software foi muito fechado e regado a segredos, apenas uns poucos previlegiados (talvez em $ também) tiveram acesso ao programa beta desde o início. O ciclo beta foi exclusivíssimo, deixando de fora muita gente que habitualmente participa dos programas beta da Macromedia para a linha de servidores. Semana passada, entretanto (menos de uma semana para o lançamento oficial), o “beta” do Flex foi aberto ao público comum (o “povão”). Está claro que a MM liberou este “beta” da semana passada apenas como redenção às críticas pelo processo fechado e exclusivista do que por qualquer interesse em melhorar o produto. Se você comparar o beta e a versão final, trial, vai perceber que se trata do mesmo produto, sem alterações…
Segredos, segredos… Espero que estes tenham uma boa razão de ser.
UPDATE: enquanto isso delicie-se com este post no MossyBlog. Interessante notar que opiniões parecidas se formam no mundo sem que necessariamente sejam previamente compartilhadas entre as pessoas.
O lançamento realmente foi inesperado, súbito, e o preço se confirmou bem salgado. Uma vez que hoje temos o Flash MX 2004 Professional que, com o Data Connection Wizard (é esse o nome?) recém-lançado, tornou o processo de criação mais próximo dos desenvolvedores Web, fica realmente a dúvida sobre como o Flex irá se desenvolver no mercado. O preço, sem dúvida, não tem nada de Flex. Resta aguardar e acompanhar… mas que rolou muito mistério rolou…