Marte com ColdFusion

Semana passada a sonda Spirit pousou em Marte trazendo fotografias de qualidade nunca antes vistas da superfície do planeta vermelho. As Vikings da década de 70 têm fotos espetaculares de lá, porém nada se compara ao que a Spirit está mandando.

marte2.jpg

O quê isso tem a ver com ColdFusion? Bem, eu não sei se você sabe, mas o site do mais famoso laboratório/programa da Nasa, o Jet Propulsion Laoboratory – JPL, usa ColdFusion. Pelo que pude ver, trata-se de ColdFusion 5.0 (ou 4.5) em Linux com Apache 1.3x.

Não acredita? Confira você mesmo: http://www.jpl.nasa.gov.

Uma coisa não me sai da cabeça: desde pequeno a Nasa sempre foi sinônimo de competência (apesar de alguns acidentes, o que não é exclusividade norte-americana, por aqui também temos o “shit happens”) e alta tecnologia em todos os aspectos. Ainda na escola, eu e meus amigos nos referíamos às difíceis provas de matemática do saudoso professor Gustavo (por onde andarás?) como “putz, mais uma prova da Nasa…”. Me espanta (positivamente) que uma corporação tão acadêmica e rígida (AFAIK) como a Nasa use CFML em alguns de seus sites. Nestes nichos acadêmicos, PHP, Perl e outras “abertas” é que são figurinhas constantes, CFML somente em raras (e boas) exceções. Por isso é sempre bom saber desses exemplos na hora de fazer uma moral com os amigos: “eu programo em ColdFusion sabe, àquele que eles usam lá na Nasa…” ;o)

A Macromedia tem um showcase famoso com a Nasa, porém o astro neste caso é o Flash. Confiram aqui o site e aqui o showcase.


6 Comments on “Marte com ColdFusion”

  1. Luiz Rocha disse:

    Só por curiosidade, o JPL tá com ColdFusion já faz uns 2+ anos. E, se não me engano, usava SSI antes…

    Eu não tinha comentado isso com vc no dia que a gente foi no El Kabong?

  2. Alex Hubner disse:

    Não me lembro! Não acredito! Luiz Sergio??? Você lendo o meu blog?! Quem diria! Fico muito feliz!

    Beijocas com saudades!
    Alex

  3. Marcos Placoná disse:

    Nossa.. senti uma certa sentimentalidade das fortes aqui heim…

    Abraços pra vcs!!!

  4. Alex Hubner disse:

    O Luiz (mais conhecido como groselha) é amigo de escola, dos tempos áureos do Galileu Galilei. Como todo engenheiro “politréco” que se preze possui um altar de orações e devoção ao GNU/Linux e parece que manja bastante do dito cujo.

    BTW: o barbudo Ben Forta acaba de postar algo a respeito no seu blog também. Normalmente os blogs tupiniquins vão no rabo dos gringos, desta vez foi o contrário ;o)

    http://www.forta.com/blog/index.cfm?mode=e&entry=1041.

  5. Luiz Rocha disse:

    Mas vc mesmo me disse que sabia que eu passava por aqui de vez em quando… Alías, eu sei da existência do CF_GIGOLO desde que vc mandou uma foto sua no Zuga…

    Só que eu não entendo nada de CF, então só espio.

    E por curiosidade; fora a Elétrica, os “politrecos” preferem Windows. Motivo: AutoCAD.

  6. aileen romero disse:

    si me pueden enviar mas fotos del planeta marte se lo voy agradecer