Evento Locaweb ontem, minhas impressões

O fórum de discussão sobre tecnologias promovido pela locaweb no Renaissance aqui em São Paulo foi um verdadeiro sucesso! Representando o .Net tivemos Marco Santana da Microsoft, representando Java (JSP), João Bolonha, da Borland, PHP com Fernando Lozano, autor de livros e figurinha conhecida da comunidade de desenvolvedores PHP. O ColdFusion, representado por quem vos escreve, não podia estar de fora e fez bonito.

O fórum foi mediado por Marcelo Tas, apresentador do programa Vitrine, da TV Cultura e teve momentos ótimos e tiradas sensacionais, num clima de guerra saudável entre os participantes. O fórum era previsto para durar 2 horas mas extendeu-se para 3 e meia, dado o grande interesse do público presente e o sucesso na dinâmica da mesa redonda. O ColdFusion causou frisson justamente por ser menos conhecido entre os presentes e pelas óbvias qualidades da tecnologia, tanto técnicas quanto econômicas (quebrei, com chave de ouro, o mito de que ASP e PHP é de graça) exaltadas com fervor e paixão junto a um público bastante animado, interessado e receptivo, que não imaginava ser tão simples programar em CFML. Muitas perguntas foram enviadas à mesa e respondidas na medida do possível. Devido ao enorme volume de perguntas (todas muito interessantes) a Locaweb vai abrir um fórum de discussão para tratar destas. Fique de olho no site deles.

Por esta razão arrisco dizer (com toda modéstia) que, das tecnologias participantes, a que mais se destacou foi o ColdFusion, seja pela novidade e atrativos inegáveis como ser multi-plataforma, integração com Flash e ser um aplicativo Java simples e fácil, mas poderoso/robusto ao mesmo tempo, seja por ter ganhado a simpatia logo de cara do mediador, Marcelo Tas, que ficou satisfeitíssimo ao saber que o ColdFusion era a única tecnologia presente com suporte à Mac!

Consegui também manter a calma necessária nos momentos mais “quentes” da discussão, onde o ColdFusion prevaleceu como uma opção nitidamente mais inteligente e sensata sobre as farpas que voavam entre Microsoft e PHP e pela complexidade do Java puro, apoiado pela Borland. Ao conversar com o público depois do evento e também com os organizadores, soube que a impressão que ficou é a de que a Macromedia, com o ColdFusion e o conceito de RIA, está se tornando uma opção extremamente viável e inteligente neste mundo de três gigantes (Java, .Net e OpenSource (PHP)), com as qualidades que todos nós conhecemos, dispensando maiores comentários neste blog.

A Macromedia também foi a única das participantes (além da própria Locaweb) a sortear brindes para a platéia. Sorteamos uma licença do DRK 4, HomeSite 5.5 e camisetas Macromedia, além de alguns CD’s de avaliação de softwares da empresa.

A audiência foi de aproximadamente 500 pessoas, todas desenvolvedores web em sua grande maioria, bastante atentos e com perguntas pertinentes. Um sucesso e uma experiência muitíssimo positiva para o nosso tão querido ColdFusion. Assim que tiver as fotos e o vídeo do evento posto por aqui para que todos possam assistir e ver.

Rio de Janeiro e Belo Horizonte são os próximos!

Este mesmo evento da Locaweb também acontecerá em BH e no Rio. No Rio, o evento será realizado no dia 16/out, no Hotel Copacabana Palace. Marco Antonio Gonçalves, coordenador adjunto do CFUG-Rio, estará participando do debate. E estará sorteando um kit com o Macromedia DRK 3 e 4, oferta do CFUG-Rio e do Programa de Grupos de Usuários da Macromedia.

Inscrições: http://www.locaweb.com.br/encontro

Até a próxima!


2 Comments on “Evento Locaweb ontem, minhas impressões”

  1. Kenji disse:

    Hubner, o link pro site do Fernando está quebrado. Tem um “u” a mais. (loUzano)

  2. paulo disse:

    Parabens Alex! Estive presente no evento e gostei muito das suas falas e do ColdFusion!